As Oficinas de Comunicação para o Impacto são uma formação intensiva de 25h, com sessões presenciais e/ou online, orientadas para as Organizações da Economia Social (OES) e onde se pretende fornecer as ferramentas necessárias para desenvolver estratégias de comunicação eficazes e coerentes. Pretende-se capacitar as organizações de recursos que as fazem sobressair no ecossistema, promovendo o aumento do seu alcance e impacto.
Ao participarem nas Oficinas, as organizações beneficiam de:
_ mentoria individualizada durante o programa;
_ partilha de exercícios práticos;
_ networking;
_ descontos nos serviços da Cachupa.

O que são as oficinas?

Em Portugal, existem milhares de organizações incríveis que estão a gerar impacto positivo nas suas comunidades. Em 2020, um estudo indicava que existiam 73851! (CASES & INE, 2023).
Num inquérito, que realizámos recentemente, concluímos que cada inquirido reconhece, em média, o trabalho e propósito de apenas 3 OES localizadas em Portugal.
93,6% concorda que a maioria das OES têm uma comunicação insatisfatória e afirma que uma boa comunicação é essencial para compreender o impacto real dessas organizações.
As Oficinas de Comunicação para o Impacto são a resposta da Cachupa Creative Studio para tentar resolver este problema. Ao fim de 5 anos de atividade, produzindo conteúdos para as mais diversas OES, acreditamos que o caminho está também na capacitação destas organizações para que possam, para além de comunicar melhor, saber o que devem comunicar.
Porquê?

Desde 2023, foram realizadas três edições (duas no Porto, uma em Lisboa), com um total de 45 participantes representando 25 organizações de diferentes áreas de atuação e zonas geográficas do país.
A avaliação de impacto foi conduzida com base num modelo de comparação de resultados obtidos através de questionários de pré-teste, pós-teste imediato e pós-teste (6 a 12 meses), respondendo a questões com respostas de 1 a 5, sendo que 1 indica discordância total, e 5 demonstra total acordo com as afirmações apresentadas.
Foram analisados 6 grandes âmbitos de impacto (outcomes) com vários fatores cada:

a (a1, a2, a3) _ Reconhecimento da Missão, Valores e Impacto
b (b1, b2, b3) _ Coerência e Eficácia da Comunicação
c (c1, c2, c3) _ Clareza sobre a Estratégia de Comunicação
d (d1, d2) _ Importância da Comunicação
e (e1, e2, e3) _ Melhoria da Comunicação da Organização
f (f1)_ Aumento do Impacto Social
Nota: Os outcomes ‘e’ e ‘f’ apenas foram obtidos em respostas ao pós-teste entre 6 a 12 meses.
Impacto

Ao longo das três edições das Oficinas de Comunicação para o Impacto, foram recolhidos diversos testemunhos dos participantes.
Estes testemunhos oferecem uma perspetiva qualitativa que complementa os dados quantitativos da avaliação de impacto.
Testemunhos

Social Innovation Designer
Fundador Cachupa Creative Studio
É Mestre em Design para a Inovação Social e encontra-se a finalizar o seu Doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes do Porto.
Tem experiência de voluntariado em organizações como o Movimento Transformers e desde 2020 que é formador do IES-Social Business School.
É apaixonado por comunicar impacto e por doçaria tradicional portuguesa, excepto Bolo-Rei.
Formador

